RAID é uma sigla original do inglês para Redundant Array of Inexpensive Disks, que traduzindo, Matriz Redundante de Discos Independentes.
De maneira mais simples, um conjunto de HD’s interligados que se tornam um conjunto único de espaço de armazenamento, porém, suas diferentes configurações vão proporcionar autuações distintas.
A utilização de um Servidor RAID é mais comum em um ambiente corporativo, pois a necessidade de mais armazenamento, segurança, melhor desempenho, entre outros benefícios da utilização de um Servidor RAID, vão fazer mais sentido.
As configurações (ou níveis de RAID) mais comuns são: RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 e RAID 50.
A escolha da configuração RAID ideal vai depender da necessidade ou preocupação primária. Para entender um pouco mais sobre cada configuração RAID específica, leia o conteúdo de cada Artigo:
O que é e como Funciona o RAID 0?
O RAID 0 é o conjunto de 2 ou mais hds que vão executar leitura e gravação de forma simultânea, elevando assim o desempenho do servidor.
O RAID 0 é conhecido como um dos mais simples arrays (arranjos) de discos rígidos (hds), porém proporciona mais velocidade, segurança e capacidade.
O que é e como Funciona o RAID 1?
O que é e como Funciona o RAID 5?
O que é e como Funciona o RAID 10?
O que é e como Funciona o RAID 50?
Caso a sua necessidade é a Recuperação dos Dados de um RAID. Acesse a página principal: https://www.datarecover.com.br ou Ligue na Central de Atendimento: 4000.1218
A DataRecover é Especializada na Recuperação de Dados RAID, possuindo um Laboratório com toda a Infra Estrutura necessária para Recuperações RAID de todos os níveis.
Mais Sobre Servidores RAID Array
Um Servidor RAID é uma Tecnologia que oferece segurança e confiabilidade no processo de armazenamento e manuseio de dados. Note que se um disco falhar, os outros continuam com seu funcionando dentro da normalidade, enquanto isto o administrador é avisado pelo sistema RAID, tendo tempo hábil para a troca do disco danificado.
Porém não deve-se limitar no que diz respeito ao Backup, visto que por mais seguro que seja, o RAID não protege contra problemas de energia, falhas lógicas, ou até mesmo se mais de um disco vir a falhar simultaneamente.
Problemas mais comuns em um Servidor RAID
Os problemas mais comuns em um servidor RAID são devidos a falhas lógicas de configuração na controladora RAID, exclusão ou alteração de um dos volumes do Array, formatação de partições ou até mesmo a perda da sequência dos discos que montam o RAID.
O Servidor RAID também pode apresentar problemas físicos devido a problemas nos discos de leitura (os HD’s), danos nos circuitos eletrônicos ou peças mecânicas, devido a quedas de energia ou desgastes naturais. Também é comum apresentar setores defeituosos, conhecidos com Bad Blocks.
Abaixo listamos os principais problemas ocorridos em Servidores RAID:
- Perda de configuração na controladora RAID;
- Exclusão ou alteração de um dos volumes do RAID Array;
- Formatação de partições do RAID;
- Perda da sequência dos discos que montam o RAID;
- Problemas nos discos de leitura (os HD’s);
- Danos nos circuitos eletrônicos ou peças mecânicas do Hds que compõem o RAID;
- Problemas no RAID devido a quedas de energia ou desgastes naturais;
- HDs do RAID com setores defeituosos, conhecidos com Bad Blocks;