“Se você está realmente preocupado com a estrutura da empresa que atuará na Recuperação dos seus Dados ou é um profissional da Área de T.I, certamente você já ouviu falar muito sobre este termo…”
[…]
Mesmo com o avanço da Tecnologia e com o desenvolvimento de novos dispositivos de armazenamentos de dados como o SSD (solid-state drive) e com a expansão da utilização dos armazenamentos via Nuvem (Cloud Computing), o uso de Unidades de Discos Rígidos para o armazenamento de Dados continua sendo a principal ferramenta utilizada no armazenamento de dados, seja na utilização pessoal ou no ambiente corporativo, isso se da pela alta confiabilidade que este tipo de dispositivo apresenta e também pelo incentivo de grandes empresas como Dell, HP e Apple na distribuição de computadores e servidores já dotados de Unidades de Discos Rígidos.
Apesar da Alta confiabilidade que estes dispositivos proporcionam, e dos inúmeros mecanismos de segurança existentes para que não haja o comprometimento das informações armazenadas nestes dispositivos, diariamente recebemos em nossos laboratórios centenas de casos de pessoas espalhadas pelo Mundo todo que passam por situações onde, após a apresentação de alguma falha no seu HD, perdem o gerenciamento e ou a capacidade de acesso aos seus dados.
Além de falhas envolvendo problemas do próprio disco rígido – como partes danificadas pelo uso, falhas na programação do disco (firmware), as falhas mecânicas causadas por quedas e até a realização de movimentos bruscos, empurrando e carregando o computador ou movendo um HD externo em operação, podem ocasionar sérios danos aos componentes estruturais destes dispositivos, fazendo com que os mesmos percam a capacidade de apresentação das informações ou do gerenciamento destas.
Por se tratarem de situações comuns ao uso, todo o equipamento que chega até os laboratórios da Datarecover, passam por uma minuciosa analise estrutural para que um projeto de tentativa de recuperação de dados seja traçado e posteriormente apresentado como linha de resolução ao nosso cliente, considerando a real situação de cada equipamento sem negligenciar qualquer situação adversa que possa se apresentar como impeditivo para execução de um procedimento com segurança.
Mas o que são Salas Limpas e para que servem?
Se você está realmente preocupado com a estrutura da empresa que atuará na Recuperação dos seus Dados ou é um profissional da Área de T.I, certamente você já ouviu falar muito sobre este termo.
Uma sala limpa é um ambiente preparado para reduzir a contaminação dos platters (discos) que estão localizados no interior da estrutura de um disco rígido, através rigoroso controle de partículas presentes no ar e do controle de outros parâmetros ambientais, como, temperatura, umidade e pressão.
As salas Limpas são classificadas de acordo com o número e o tamanho de partículas permitidas por volume de ar. Uma Sala Limpa Classe 100 padrão nunca deve ultrapassar as 100 partículas maiores ou igual a 0,5 µm por pé cúbico.
Para utilização de uma Sala Limpa Classe 100 devem-se seguir normas e regulamentações muito rígidas e portanto, os materiais e produtos fabricados para uso nessa sala são bastante limitados.
Os materiais para uso nos painéis e paredes devem ser confeccionados a partir de polímeros especiais, alumínio, aço ou aço inoxidável, além do uso de materiais feitos a partir de vidro ou policarbonato.
Para uma Sala Limpa Classe 100 existem regulamentações especificas para as vestimentas limpas. Desta forma, é imprescindível o uso de roupas especiais com proteção capilar para que sua pele, cabelos e partículas não contaminem a sala.
Esta estrutura, por norma, é exigida para que a abertura do seu equipamento possa ser realizada sem o agravamento dos danos que acabam por impedir o acesso aos seus Dados. A violação dos lacres de um dispositivo para posterior abertura fora de um ambiente próprio pode ocasionar o acúmulo de micropartículas de sujeira na superfície dos discos do seu HD, fazendo com que ao serem postos em execução, microfissuras sejam causadas a estes discos, impedindo assim a leitura dos dados lá armazenados.
Cabe ressaltar o alto custo de investimento na construção de ambientes como estes, hoje em nossa empresa, contabilizamos mais de 1 Milhão de reais investidos na construção e na aquisição de ferramentas adequadas para o uso em ambientes contidos.